Teste seus

Conhecimentos

 

1. Segundo Platão, em sua busca por uma explicação racional para a criação do mundo, o cosmo foi criado por um demiurgo, sendo de natureza orgânica, viva e racional.  Ainda segundo Platão, a alma do homem é dividida em:

 

  1. imortal, mortal e imaterial;
  2. racional, irascível e concupiscente;
  3. racional, irracional e emocional;
  4. superior, mediana, e inferior.

2 . Um dos temas abordados por Michel Foucault diz respeito ao papel do intelectual na sociedade. Com base em seus textos, podemos afirmar que:

  1. o intelectual tem um papel de profeta na sociedade moderna, com o objetivo de guiar os cidadãos urbanos.
  2. o intelectual tem o único papel de desvendar os princípios teóricos que possam embasar as estruturas sociais.
  3. o intelectual tem um papel específico, estabelecendo teorias correlacionadas à prática, devendo atuar na solução de problemas específicos da sociedade.
  4. o intelectual deve manter-se mergulhado no mundo universitário, pois é ali, nas bibliotecas, que ele encontrará condições de propor teses que venham solucionar os conflitos reais.

3. T. Adorno, ao expor a dialética negativa, destaca a expectativa que permeia o homem no sentido de alcançar uma identidade entre ser e pensar. No entanto, esse fim, pode-se afirmar, acaba por se tornar utópico, pois:

  1. ser e pensar são totalmente opostos e por isso o homem jamais encontrará uma ligação entre essas duas categorias;
  2.  o homem já mantém a identidade entre ser e pensar  em seu interior e essa expectativa é, na verdade uma fuga de sua identidade, provocando sempre o afastamento cada vez mais da expressão dessa identidade;
  3. a identidade entre ser e pensar é contraditória em si mesma, razão pela qual é impossível qualquer aproximação dessa pretendida identificação;
  4. diante das características humanas, é impossível efetuar a identidade absoluta entre ser  e pensar.

 

AddThis Social Bookmark Button
  • leiamais