As raízes histórico-filosóficas da alegoria
Julio Cesar Moreira
Mestrando em Filosofia pela PUC-SP
Este artigo é a primeira parte de um estudo tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não se tem a devida atenção no meio acadêmico.
Leia mais...
Entrevista
Alexandre Rojas de Lima sobre a Psicoestratégia
Colaboração
Luiz Meirelles
1- A Psicologia, até o seculo XIX, era uma disciplina da Filosofia. No século XX, ganhou corpo próprio e até um certo afastamento. Atualmente, é notório entre os profissionais da Psicologia a busca da fundamentação filosófica. Em sua prática profissional você considera as várias correntes filosóficas ou se alia a alguma específica?
Leia mais...
Teste seus conhecimentos
1. Paulo Freire e Sartre preocupam-se, sobretudo:
a Com as idéias formais que dão sentido ao mundo;
b Com a formalidade do discurso que embasa a sociedade;
Leia mais...
Entrevista
Mônica Aiub1
Colaboração: Almir José da Silva
O que é Filosofia Clínica? E como se originou este ramo?
A filosofia clínica é uma terapia que faz uso da metodologia filosófica para abordar questões existenciais, e tem como princípios fundamentais o respeito à singularidade e a
Leia mais...
A Interpretação de Hannah Arendt da proairesis aristotélica
Adriano Martins Soler
Mestrando em Filosofia - PUCSP
Introdução
O presente artigo trata de uma releitura do texto exposto na primeira parte do Capítulo 2 – A descoberta do homem interior – do Volume 2 – O Querer (A vontade) – da obra A Vida do Espírito de Hannah Arendt. Depois do Pensar, é o Querer que é solicitado, para confiar o segredo antropológico da aberração que, certo destino histórico da modernidade, demonstrou através de uma nova crítica do juízo. Desta vez, Arendt vai em busca de uma genealogia das teorias da vontade - da proairesis antiga até Nietzsche e Heidegger, passando pelo pensamento medieval.
Leia mais...