Entrevista
Fábio Alberti Cascino
Colaboração
José Sobreira de Barros Júnior
Leia mais...
Sustentabilidade, sociedade e educação:
como integrá-los
Atualmente a educação tem por objetivo desenvolver na criança a capacidade resolver problemas, por meio da aplicação dos conteúdos aprendidos e esse processo é mediado pelo professor. Alem de aprender conceitos, na escola a criança aprende a ser cidadã. Não podemos deixar de trabalhar a educação
Leia mais...
Artefato Cultural
Este e outros textos podem ser lidos em www.artefatocultural.com.br
Carta de Mário de Andrade para Manuel Bandeira
São Paulo, 18 de abril de 1925.
Leia mais...
Poesia, linguagem e habitar em Heidegger
Siloe Cristina do Nascimento Erculino
Mestranda em Filosofia - UFES
Heidegger (1889-1976), filósofo alemão, desenvolveu em seus trabalhos “a questão do sentido do ser” , segundo ele, foi esquecido pela metafísica.
Leia mais...
A Interpretação de Hannah Arendt da proairesis aristotélica
Adriano Martins Soler
Mestrando em Filosofia - PUCSP
Introdução
O presente artigo trata de uma releitura do texto exposto na primeira parte do Capítulo 2 – A descoberta do homem interior – do Volume 2 – O Querer (A vontade) – da obra A Vida do Espírito de Hannah Arendt. Depois do Pensar, é o Querer que é solicitado, para confiar o segredo antropológico da aberração que, certo destino histórico da modernidade, demonstrou através de uma nova crítica do juízo. Desta vez, Arendt vai em busca de uma genealogia das teorias da vontade - da proairesis antiga até Nietzsche e Heidegger, passando pelo pensamento medieval.
Leia mais...