Expediente
Revista Paradigmas, uma publicação do CEFS – Centro de Estudos Filosóficos de Santos
ISSN 1980-43442
Edição 32
Ano VI - Maio/junho 2006
Leia mais...
Expediente
Paradigmas
Filosofia, Realidade & Arte
Ano IX - Nº 35
ISSN 1980-4342
Março/Abril 2009
Leia mais...
AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT
PAULO DIAS GOMES
Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.
Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil
Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).
Leia mais...
Por que Heidegger e a Poesia?
1. Heidegger e a Poesia
1.1. Visão panorâmica
A pergunta fundamental da filosofia de Heidegger é aquela sobre o sentido do Ser. Assim, a questão maior não é o homem, mas o Ser em ser conjunto. Ele é que torna possível a abertura para a compreensão da existência humana,
Leia mais...
A arte como fator de existência
Uma análise da obra do artista plástico Neusso Ribeiro
Regina Drumond Moraes
Curso de Filosofia da UFES
Este artigo tem como objetivo explicar e analisar a obra do artista plástico autodidata Neusso Ribeiro.
Leia mais...