Entrevista
Márcia Heloísa
Educadora e Filósofa
Tema: Filosofia com Crianças!
1. Márcia, como nasceu esta experiência?
A filosofia com crianças nasce de estudos filosóficos e experiências educativas empreendidos pelo filósofo e educador norte-americano Matthew Lipman.
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Nicolai Hartmann. A metafísica do conhecimento
Luiz Meirelles
Mestre em Filosofia PUCSP
Bel. em Direito Unisantos
Lic em Filosofia Unisantos
Lic em Letras Unisantos
Nicolai Hartmann nasceu em Riga, na Letônia, em 1882, e morreu em Gottingen, na Alemanha, em 1950.
Seus estudos começaram em Marburgo, onde chegou ao doutoramento e a partir de 1922 foi contratado como docente da universidade de mesmo nome. Em 1925, deixou aquela universidade, sucedido por Heidegger, e foi lecionar em Colonia, onde ficou até 1931, quando se mudou para Berlim, também convidado a lecionar na universidade. Somente em 1945 retirou-se de Berlim para Gottingen, onde permaneceu até sua morte, em 1950.
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AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT
PAULO DIAS GOMES
Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.
Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil
Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).
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A dialética do conceito em Theodor W. Adorno
Apresentação: O objetivo do trabalho é refletir acerca da “dialética do conceito” em Theodor W. Adorno. Em face disso, descreve-se uma linha de raciocínio que se desdobra em dois planos. O primeiro apresenta o conceito como condição de possibilidade da tentativa humana em dominar a natureza cuja verdade lhe é desconhecida, buscando assim, conhecer tudo aquilo que lhe é oposto segundo o princípio de identidade.
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Teste seus conhecimentos
1. Segundo Plotino, podemos afirmar, quanto à alma:
a Cada homem possui uma única alma, a qual é una e indivisível;
b O homem possui duas almas, uma originada no Caos e outra no Cosmo;
c O homem possui duas almas, uma causada pelo divino outra pelo universo, as quais se unem definitivamente após a morte do homem;
d O homem possui duas almas, uma causada pelo divino outra pelo universo, as quais se separam após a morte do homem.
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