Controle de constitucionalidade e democracia: uma reflexão a partir de Ronald Dworkin
1 - Considerações iniciais
O presente trabalho discute, a partir do filósofo americano Ronald Dworkin, um dos problemas mais latentes da democracia atual, a saber, o controle de constitucionalidade. Tal problema surge quando não fica bem claro, num determinado estado democrático de direito,
Leia mais...
Sustentabilidade, sociedade e educação:
como integrá-los
Atualmente a educação tem por objetivo desenvolver na criança a capacidade resolver problemas, por meio da aplicação dos conteúdos aprendidos e esse processo é mediado pelo professor. Alem de aprender conceitos, na escola a criança aprende a ser cidadã. Não podemos deixar de trabalhar a educação
Leia mais...
Expediente
Revista Paradigmas
Filosofia, Realidade & Arte
Ano XIII - n. 40
ISSN 1980 - 4342
Maio/Junho – 2013
Leia mais...
Totalidade e ética: questões para se pensar a vida e o encontro humano
Sandro Cozza Sayão
Doutor em Filosofia – PUCRS; Mestre em Filosofia – PUCRS
Mestre em Educação Ambiental – FURG; Professor Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco; Professor do Programa de Pós Graduação Mestrado/UFPE; Membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara; Membro do Núcleo de Ciência e Cultura de Paz da UFPE
Não há dúvida que nosso tempo é singular e porque não dizer frágil. A esperança de um mundo mais digno e ético e a idealização de uma sociedade mais justa baseada no progresso científico, econômico e tecnológico, não mais se sustentam e isso nos leva a um interim,
Leia mais...
Expediente
Revista Paradigmas
Filosofia, Realidade & Arte
ISSN 1980-43442
Edição 33
Janeiro/Fevereiro 2007
Leia mais...