Ciberpatuá Quântico:
Uma história em quadrinhos poético-filosófica que se insurge contra os dogmas
Edgar Franco (Ciberpajé)1
Ainda no ano de 1997 batizei os quadrinhos que faço, devido há algumas de suas peculiaridades, de quadrinhos Poético-Filosóficos. No mesmo ano publiquei um artigo de minha autoria intitulado “Panorama dos Quadrinhos Subterrâneos no Brasil”(FRANCO, 1997). Na época, para a realização da pesquisa que gerou o artigo, foram analisados 400 fanzines de todas as regiões do país, no intervalo de 1989 a 1995. Para sistematizar a análise, os quadrinhistas foram divididos em linhas, observando semelhanças de linguagem, afinidades estilísticas e temáticas. Para batizar uma das linhas surgiu o termo “quadrinhos poético-filosóficos” que posteriormente batizaria esse gênero de quadrinhos, propus a primeira definição para ele:
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Ceticismo ou a arte de viver sem razões
Jasson da Silva Martins
Doutorando em Filosofia – (UFBA)
Mestre em Filosofia – (UNISINOS)
Introdução
Já faz algum tempo que tenho me inclinado a pensar alguns aspectos da tradição filosófica sob uma outra perspectiva, aquela que pode ser caracterizada como exercício espiritual, a partir de Pierre Hadot. Meu objetivo no presente texto não é expor as teses de Hadot, mas avançar, à minha maneira, na compreensão/apreensão de um tema caro à tradição cética que possui relevância e importância para a vida. Apresentar uma concepção do ceticismo visando a arte de viver é uma forma de exercitar o pensamento.
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Espaço-poesia
No labirinto do viver
No labirinto do viver
Entre o caminhar e crescer
O mais importante são as perguntas
E as respostas sendo doces ou amargas
São combustível para o tempo
Anseios combinam com dúvida
Entre os laços que clareiam o divino
A clareza nem sempre é presente
Sentir deve ser conivente
Só para o que oriente
Este furacão que é sentir e viver
Robson Peres
Poeta e autor de vários livros
Violinista
A verdade é uma necessidade humana?
Diego Carmo de Sousa
Licenciado em Filosofia – (UESB)
Mestrando em Filosofia – (UFMG)
Introdução
No livro Memórias da Emília, do Monteiro Lobato (1882-1948), a personagem título, questionada pela Dona Benta, que duvidava que ela soubesse o que era verdade e mentira, respondeu-lhe: “verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia” (LOBATO, 2009, p. 13).
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Nietzsche e os desafios filosóficos da modernidade
José Carlos Silva Rocha Costa
Doutorando em Filosofia - UFBA
Para boa parte da tradição filosófica, iniciada com Platão, a concepção de uma mente divina serviu como o ponto de referência máximo, como a fonte e o critério para definir o que era a verdade e quais eram os valores que deveriam vigorar. É claro que hoje em dia, no interior da tradição filosófica, não é mais assim que valoramos e definimos o que é a verdade. Esse processo de secularização do modo de pensar tem uma longa história e diversos personagens importantes. No presente texto eu gostaria de apresentar alguns aspectos desta mudança a partir do pensamento de Nietzsche.
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