AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT
PAULO DIAS GOMES
Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.
Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil
Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).
Leia mais...
Filosofia com Pipoca
Filosofar pra quê?
Edson Pipoca
blogdopipoca.wordpress.com
As pessoas dizem: “Filosofia é muito chata!” E é mesmo! Daqui imagino 10 coisas legais que poderíamos fazer em lugar de Filosofar. Ficar no facebook postando filosofia de beira de estrada; arrumar uma gata e... bem ... e ter filhos... e pagar pensão, e... ficar filosofando sobre e se eu tivesse usado camisinha? Bem, talvez não sejam 10, mas o troço é de pirar o cabeção mesmo.
Leia mais...
Espaço-Poesia
Quinhentos Anos de Quê?
Eram três as caravelas
que chegaram além d`além
mar.
Leia mais...
Sustentabilidade, sociedade e educação:
como integrá-los
Atualmente a educação tem por objetivo desenvolver na criança a capacidade resolver problemas, por meio da aplicação dos conteúdos aprendidos e esse processo é mediado pelo professor. Alem de aprender conceitos, na escola a criança aprende a ser cidadã. Não podemos deixar de trabalhar a educação
Leia mais...
Teste seus conhecimentos
1. Paulo Freire e Sartre preocupam-se, sobretudo:
a Com as idéias formais que dão sentido ao mundo;
b Com a formalidade do discurso que embasa a sociedade;
Leia mais...