Entrevista
A grande polêmica entre Heráclito e Parmênides
Lídice Chaves
Estudante do 5º semestre de Licenciatura em Filosofia na UnimesVirtual
Luiz Mendes: Bem, boa noite. Um dos nossos entrevistados do Paradigmas de hoje é o filósofo Heráclito, uma personalidade das mais instigantes do mundo do pensamento, que lança na próxima semana um novo Epigrama, como sempre abordando as questões relativas ao Cosmos e à alma humana. Conosco também o
Leia mais...
Questões de filosofia da ciência: um panorama atual
Leonardo Francisco Schwinden
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Epistemologia – UFSC
Resenha de:
Ciência: conceitos-chave em filosofia /Steven French;
Trad.: André Klaudat. - Porto Alegre: Artmed, 2009, 196p.
Ciência: conceitos-chave em filosofia é uma introdução atualizada de filosofia da ciência escrita pelo professor Steven French com base no material utilizado por ele com os alunos do primeiro ano na Universidade de Leeds. O livro é composto de um total de 10 capítulos, relativamente curtos, embora bastante densos em termos da quantidade de teorias analisadas e aspectos considerados de cada uma. As notas ao final de cada capítulo contêm não apenas referências de obras citadas no texto,
Leia mais...
Entrevista
Mônica Aiub1
Colaboração: Almir José da Silva
O que é Filosofia Clínica? E como se originou este ramo?
A filosofia clínica é uma terapia que faz uso da metodologia filosófica para abordar questões existenciais, e tem como princípios fundamentais o respeito à singularidade e a
Leia mais...
Expediente
Paradigmas
Ano X - Nº 37
Filosofia, Realidade & Arte
ISSN 1980-4342
Setembro/outubro 2011
Leia mais...
AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT
PAULO DIAS GOMES
Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.
Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil
Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).
Leia mais...