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Filosofia com Pipoca

Muita bola e um pingo de filosofia

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com


Nós brasileiros somos muito sortudos: Deus é brasileiro, em fevereiro tem carnaval e nossas negas chamadas Teresas, Marias e etc são as mais sexies do mundo.


Mas nossos filósofos se ressentiam de alguma coisa mais substancial para terem a alma lavada, expressão aqui tratada como puro lugar comum, sem alusão ao conceito grego, por favor. E eis que a solução estava bem ali, ali no campo de futebol como tudo o que ocorre neste país.

A providência, ou a espiritualidade, ou, para os materialistas, a dinâmica social, nos presenteou com este grande - grande? Tá, baixinho! - filósofo: Romário da Penha. Injustamente conhecido apenas como jogador e mulherengo.

Romário entre um gol e outro, entre uma pelada, jogo de bola; e outra, mulher, cunhou todo um sistema de pensamento de linha pragmática. E logo ele, que não treinava, ou seja, nunca foi chegado ao trabalho, conseguiu com sua filosofia definir toda a dinâmica das relações de trabalho do século XXI na seguinte frase: “Ordem mal dada não é para ser cumprida”. E dentro da maior tradição de filósofos participantes, pôs o negócio em prática:
Ajudou a conquistar a copa de 94 desobedecendo as ordens poucos eficazes do treinador Parreira. E só pegando na bola para fazer gol. Afinal o que queremos de um goleador não é trabalho, são gols. O Baixinho levou o pragmatismo ao estado de excelência.

E ele nos libertou das cagadas diárias de nossos chefes. Bem, alguns acabaram sendo libertos do trabalho, ou seja, demitidos.  Como seria o mundo se os generais de Napoleão não tivessem o ouvido na campanha da Rússia? E a humanidade não estaria passando sufoco com 7 bilhões de bocas sem a gente não tivesse levado tão a sério o “Crescei e multiplicai”.

Opa, o Baixinho também levou! Bom, não é porque é gênio que deve fugir a seu tempo, diriam os materialistas. Ah, esses materialistas e seu relativismo para nos salvar!

Mas voltemos a Romário e seu pragmatismo radical. Vendo as contas aumentarem, foi beber em outro baixinho e pragmático de carteirinha e deu dois passos para trás: revisitou Platão, vendo uma boa saída econômica na ideia do rei-filósofo. O Baixinho virou político, de terno e tudo. Sendo o primeiro filósofo do novo século a ter cargo público.

Sem bem que ele continua não dispensando um futevôlei na praia. Pô peixe, se a ideia é não suar a camisa - outro lugar comum, já digo -, então ocupemos nosso tempo epicuristamente.


Vai ser pragmático assim lá no Congresso, peixe!

Paradigmas 38

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Expediente

 

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Janeiro/fevereiro - 2012

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EDUCAÇÃO E EXISTENCIALISMO: um diálogo possível entre Freire e Sartre

 José Alan da Silva Pereira

Graduado em licenciatura plena em filosofia pela faculdade de filosofia, ciência e letras de Caruaru – FAFICA. Atualmente mestrando em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

1. Introdução

 

          No prefácio para o livro Pedagogia do Oprimido, o professor Ernani Maria Fiori traz um dos testemunhos mais contundentes e uma das frases mais elucidativas sobre a personalidade educadora de Paulo Freire: “Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa ideias, pensa a existência” (FREIRE, 2005, p. 7). Ao ler tal sentença, percebemos a partir de onde um diálogo pode ser estabelecido entre esses dois gigantes do pensamento contemporâneo, a saber: Freire e Sartre.       

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As raízes histórico-filosóficas da alegoria 

 

Julio Cesar Moreira

Mestrando em Filosofia pela PUC-SP

Este artigo é a primeira parte de um estudo tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não se tem a devida atenção no meio acadêmico.

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Totalidade e ética: questões para se pensar a vida e o encontro humano

Sandro Cozza Sayão

Doutor em Filosofia – PUCRS; Mestre em Filosofia – PUCRS

Mestre em Educação Ambiental – FURG; Professor Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco; Professor do Programa de Pós Graduação Mestrado/UFPE; Membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara; Membro do Núcleo de Ciência e Cultura de Paz da UFPE

 

Não há dúvida que nosso tempo é singular e porque não dizer frágil. A esperança de um mundo mais digno e ético e a idealização de uma sociedade mais justa baseada no progresso científico, econômico e tecnológico, não mais se sustentam e isso nos leva a um interim,

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Nicolai Hartmann. A metafísica do conhecimento

Luiz Meirelles

Mestre em Filosofia PUCSP

Bel. em Direito Unisantos

Lic em Filosofia Unisantos

Lic em Letras Unisantos

Nicolai Hartmann nasceu em Riga, na Letônia, em 1882, e morreu em Gottingen, na Alemanha, em 1950.

Seus estudos começaram em Marburgo, onde chegou ao doutoramento e a partir de 1922 foi contratado como docente da universidade de mesmo nome. Em 1925, deixou aquela universidade, sucedido por Heidegger, e foi lecionar em Colonia, onde ficou até 1931, quando se mudou para Berlim, também convidado a lecionar na universidade. Somente em 1945 retirou-se de Berlim para Gottingen, onde permaneceu até sua morte, em 1950.

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Filosofia com Pipoca

Muita bola e um pingo de filosofia

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com


Nós brasileiros somos muito sortudos: Deus é brasileiro, em fevereiro tem carnaval e nossas negas chamadas Teresas, Marias e etc são as mais sexies do mundo.

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Entrevista

A grande polêmica entre Heráclito e Parmênides

Lídice Chaves

Estudante do 5º semestre de Licenciatura em Filosofia na UnimesVirtual

Luiz Mendes: Bem, boa noite. Um dos nossos entrevistados do Paradigmas  de hoje é o filósofo Heráclito, uma personalidade das mais instigantes do mundo do pensamento, que lança na próxima semana um novo Epigrama, como sempre abordando as questões relativas ao Cosmos e à alma humana. Conosco também o

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Teste seus conhecimentos

1. Paulo Freire e Sartre preocupam-se, sobretudo:
a    Com as idéias formais que dão sentido ao mundo;
b    Com a formalidade do discurso que embasa a sociedade;

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Espaço-Poesia

Ouro de Tolo

Raul Seixas

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...

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