AddThis Social Bookmark Button

Teste seus conhecimentos

01. René Descartes chegou à certeza fundamental “penso, logo existo” utilizando o método da:

a) dúvida metódica b) dúvida cética c) dúvida dedutiva d) dúvida indutiva.

 

02. “Os homens que não conhecem a verdade das coisas procuram apegar-se ao certo para que, não podendo satisfazer o intelecto com a ciência, pelo menos a vontade repouse na consciência”. Dessa frase, de Giambattista Vico, pode-se concluir que: 

a) ninguém conhece a verdade;  b) todos os homens são conscientes da verdade; c) há distinções entre certeza e verdade; d) Certeza e verdade têm a mesma natureza.

 

03. “A substância não é a forma do homem; de fato, a essência da substância implica a existência; ora, se a substância fosse a forma do homem, este deveria existir necessariamente. Mas isto é absurdo”. Com esse raciocínio, Baruch Spinosa demonstra que:

a) A existência do homem é necessária; b) O homem é substância formal; c) o homem é substancial essencial; d) o homem não é substância.

 

04. “Uma teoria que não pode ser confutada por nenhum evento concebível não é científica. A inconfutabilidade de uma teoria não é uma virtude, mas um defeito”. Essa frase traduz claramente o critério da falseabilidade como demarcação de conhecimento científico, o qual provocou grandes polêmicas na ciência. Se autor é:

a) Gaston Bachelard; b) Thomas Khun; c) Bertrand Russel; d) Karl Popper.                     Respostas: Tel. 3252-3319 – CEFS.

 

  Home      Capa

Ofertas