AddThis Social Bookmark Button

Testes seus conhecimentos                      

Respostas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

01. Ao estabelecer sua ontologia, Heidegger criticou a “filosofia tradicional”. Entretanto, para concluir que uma das perguntas filosóficas fundamentais diz respeito ao modo-de-ser-no-mundo do homem, valeu-se, indubitavelmente, do pensamento de:  a)Descartes; b) Kant; c) Rousseau; d) Husserl.

02. “O homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo, e só depois se define.” Essa frase expressa bem um dos pontos fundamentais do  pensamento de Sartre, qual seja: a) A essência precede a existência;  b) A existência precede a essência; c) A essência funda a existência; d) Existência e essência são o mesmo.

03. Uma das questões polêmicas tratadas por Kant foi acerca da divisão do espaço. Para ele: a) A divisibilidade ao infinito do espaço implica na mesma divisibilidade dos corpos; b) é impossível conciliar a metafísica e a geometria; c) A divisibilidade do espaço não implica na divisibilidade das substâncias simples;  d) Tanto o espaço como as substâncias são indivisíveis.

04. Na antiguidade Clássica, uma das preocupações a respeito da ótica dizia respeito à forma de projeção da imagem para os olhos. Podemos citar, dentre as três principais correntes daquela época: a) Visionária; b) Missionária; c) Extramissionista; d) fantasmagonista.                    

Home      Capa

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

O mistério do mal

Wellington Lima Amorim
Doutor em Ciências humanas - UFSC
Mateus Ramos Cardoso
Pós-Graduado em  Filosofia - Univ. Cândido Mendes- RJ


O Mal sempre nos causa medo e espanto e nos repele de nossa própria realidade, seja ela entendida como o mundo no qual nos encontramos ou mesmo a realidade pessoal. Mas e quando somos nós que o realizamos? Será que somos capazes de descrever o Mal explicitando-o com nossas próprias palavras ou ações? O que tem o Mal a ver com Deus? O que tem o Mal a ver conosco?

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Revista Paradigmas

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Julho/Agosto – 2012

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia com Pipoca

Filosofar pra quê?

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com

 

 As pessoas dizem: “Filosofia é muito chata!” E é mesmo! Daqui imagino 10 coisas legais que poderíamos fazer em lugar de Filosofar. Ficar no facebook postando filosofia de beira de estrada; arrumar uma gata e... bem ... e ter filhos... e pagar pensão, e... ficar filosofando sobre e se eu tivesse usado camisinha? Bem, talvez não sejam 10, mas o troço é de pirar o cabeção mesmo. 

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Teste seus

Conhecimentos

 

  1. Para Vigotsky, a linguagem:
  2. Possui valor absoluto diante da realidade Leia mais...
    AddThis Social Bookmark Button

    Expediente

     

    Filosofia, Realidade & Arte

    Ano XII - n. 39

    ISSN 1980 - 4342

    Janeiro/fevereiro - 2012

    Leia mais...