Testes seus conhecimentos                      

Respostas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

01. Ao estabelecer sua ontologia, Heidegger criticou a “filosofia tradicional”. Entretanto, para concluir que uma das perguntas filosóficas fundamentais diz respeito ao modo-de-ser-no-mundo do homem, valeu-se, indubitavelmente, do pensamento de:  a)Descartes; b) Kant; c) Rousseau; d) Husserl.

02. “O homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo, e só depois se define.” Essa frase expressa bem um dos pontos fundamentais do  pensamento de Sartre, qual seja: a) A essência precede a existência;  b) A existência precede a essência; c) A essência funda a existência; d) Existência e essência são o mesmo.

03. Uma das questões polêmicas tratadas por Kant foi acerca da divisão do espaço. Para ele: a) A divisibilidade ao infinito do espaço implica na mesma divisibilidade dos corpos; b) é impossível conciliar a metafísica e a geometria; c) A divisibilidade do espaço não implica na divisibilidade das substâncias simples;  d) Tanto o espaço como as substâncias são indivisíveis.

04. Na antiguidade Clássica, uma das preocupações a respeito da ótica dizia respeito à forma de projeção da imagem para os olhos. Podemos citar, dentre as três principais correntes daquela época: a) Visionária; b) Missionária; c) Extramissionista; d) fantasmagonista.                    

Home      Capa

AddThis Social Bookmark Button
  • leiamais