AddThis Social Bookmark Button

Que processo de educação é esse?

Nem é preciso um olhar mais atento pra se verificar o dilema e a perplexidade que invade a todos que assistem o desenrolar do panorama diário do nosso país. A busca incessante por novas pesquisas, pois as doenças grassam (sem contar as que retornam, com força duplicada), as fontes energéticas finitas chegando ao esgotamento, a violência impedindo o livre acesso de ir e vir, sem que o fantasma do medo se instale em todas as famílias, a necessidade crescente de alimentos desintoxicados, a política velada sorvendo os alicerces dos trabalhadores e servidores de nossas administrações, as lutas sem trégua, entre irmãos por um pedaço de chão, rebeliões de todos os tipos  abalando uma sociedade , que cada vez mais precisa de suporte para gerir, com eficiência, o seu papel de gerenciamento e transformação desse momento caótico. Assim é o quadro dos dias de hoje... Uma infeliz conexão com a barbárie e a intolerância, onde as vítimas somos nós, cidadãos, que por comodismo, ou pela simples condição de sempre tutelados, nunca nos demos conta o quanto a falta de cidadania nos embrutece as possibilidades.

          E essa cidadania, que hoje se divulga , e até se exige, não deveria ser uma prioridade ensinada nas escolas, como uma vertente segura de direitos e deveres respeitados? Talvez com uma aprendizagem menos intelectual e estética, mais voltada pra vida real e suas necessidades, conseguíssemos criar verdadeiros cidadãos. Não estes, de carteirinha, formados às pencas, por decreto; ou àqueles, que tiveram a sorte de discernir e separar o joio do trigo, embora, sempre, de braços cruzados, esperem, ansiosamente, algum milagre social.

       Há muito tempo se fala sobre a necessidade de educar, tomando-se em conta o alto índice de analfabetismo do nosso país. Assim, e não mais podendo recuar , diante as pressões, cada vez mais transparentes, de uma evolução muito lenta, em relação a outros países, hasteou-se a bandeira política das mais diversas facções rumo a uma falsa ideologia educativa.

O que surpreende é que a “EDUCAÇÃO”, como o projeto político concebe ( e ele nunca enxerga o que nós enxergamos), nada tem de a ver com a “EDUCAÇÃO”. Ele se vincula a números, onde assinar um nome é deixar de ser analfabeto e pretensamente, ser educado e ser cidadão.

Talvez a grande confusão tenha se instalado a partir da falta de compromisso real com  o que significa “EDUCAR”. E isso, vale lembrar, muito se choca com “bandeiras” e artifícios eleitoreiros ou políticos.

Educar doa vivências, ouve experiências, abre caminhos, supre necessidades, despoja não só de belezas as verdades, alimenta o corpo e lembra as necessidades do espírito de cada um. Educar é mais que o ato mecânico de ler ou escrever. Vincula-se a um aprendizado de valores, de capacidades diferentes, respeitando os múltiplos desenvolvimentos, segundo as necessidades de cada estudante.

E isso está tão distante da realidade desse vago culto à “educação política”( nem mesmo, digo politizada), onde se traduz que educado é aquele que se presta, sem pestanejar, a todas as vias propostas, hoje, nas escolas, e que faz dos estudantes, nada mais, nada menos que gado de massa de manobra. Que espaço resta na educação de hoje, pra valores éticos ou morais, sejam, eles,  individuais, cívicos ou sociais? E como formar cidadãos dessa forma? Enformados e enlatados??? Seria isto “EDUCAÇÃO”?

Opinião pública bradam jornais,  revistas e televisão... Sim, opinião igual, massificada e distorcida, pois todos, sem distinção, desenvolvem-se segundo padrões de cultura uniformes e irreais para os tempos de hoje. Milhões de cifras, datas, “ismos” e eteceteras (além dos bumbuns, claro) , fazem o  labirinto estático das mentes, vazias de valores e desacreditadas de suas reais condições de aprendizado.    

Este é o resultado, quase cômico ( ou trágico) da manipulação de idéias e da morte suave de muitos ideais... Conveniente?

Muito... Mas não chamem a isso de “EDUCAÇÃO”, por favor.

 

Maria Inês Monteiro

  • leiamais

Leia também outros artigos

Expediente 32
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Revista Paradigmas, uma publicação do CEFS – Centro de Estudos Filosóficos de Santos

ISSN 1980-43442

Edição 32

Ano VI - Maio/junho 2006

Leia mais...
Plotino do Amor
AddThis Social Bookmark Button

Plotino do Amor

 “O AMOR BROTA NAS ALMAS DESEJOSAS DE UNIR-SE A ALGUMA COISA BELA” (PLOTINO)

 Plotino (205-270). Filosofo neoplatônico, oriundo de família romana. Nasceu no Egito e descobriu o neoplatonismo em Alexandria. Seu objetivo era a renovação do platonismo. A filosofia de Plotino é a mais celebre do conjunto do neoplatonismo.

Leia mais...
39. Expediente
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Revista Paradigmas

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Julho/Agosto – 2012

Leia mais...
41.Kant: possibilidades e limites da ciência
AddThis Social Bookmark Button

Kant: possibilidades e limites da ciência

O porquê de a crítica da razão pura conduzir, necessariamente, à ciência, com base nas Seções de IV a VI da Introdução da Crítica da Razão Pura de Kant.

José Antonio Zago
Mestre em Filosofia da Educação UNIMEP

O objetivo deste trabalho é apresentar uma dissertação com base na leitura das Seções de IV a VI da Introdução da obra Crítica da Razão Pura, demonstrando o porquê, para Kant, de a crítica da razão pura conduzir, necessariamente, à ciência.

Leia mais...
37. concepções educacionais em Vygotsky e Foucault
AddThis Social Bookmark Button

AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT

PAULO DIAS GOMES

Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.

Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil

 

Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).

Leia mais...