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1. Segundo Plotino, podemos afirmar, quanto à alma:

a             Cada homem possui uma única alma, a qual é una e indivisível;

b             O homem possui duas almas, uma originada no Caos e outra no Cosmo;

c              O homem  possui duas almas, uma  causada  pelo   divino  outra  pelo   universo,     as    quais   se   unem definitivamente após a morte do  homem;

d             O homem possui duas almas, uma causada pelo divino  outra pelo universo, as quais se separam após a morte do homem.

 

 

2. O baobá é uma árvore originária das estepes africanas. Seu significado na cultura daquele povo:

a             não tem nenhuma importância e por isso foi praticamente extinta;

b             era de suma importância,  vez  que   representava    os   ancestrais   da comunidade;

c              tinha relativa importância, porquanto indicava a mudança de tempo e chegada de chuvas;

d             Era de absoluta relevância, dado que suas raízes indicavam as gerações futuras e sua manutenção garantia, assim, a longevidade da comunidade;

 

3.  Muitos escravos africanos levavam sementes do baobá escondidas  nos cabelos, durante o transporte para o Brasil. Podemos afirmar que:

a             Faziam isso como superstição, vez que temiam morrer em naufrágios;

b             Essas sementes serviam de amuletos da sorte, e assim estariam protegidos e teriam condições de manter suas tradições na nova terra;

c              Queriam plantar essas sementes na nova terra como forma de demonstrar a riqueza da região de onde vinham;

d             Traziam as sementes para plantar na nova terra e assim manter vivo o vínculo com seus ancestrais.

4. Hannah Arendt ressalta que para Arstóteles a origem do movimento está no desejo, embora o homem deva   agir   segundo   a   razão.  Nessa dicotomia,  a  proairésis,  tem  o papel de:

a             fazer prevalecer a razão como única  fonte  originária de  todo  movimento humano;

b             Conter os desejos e fazer com que o homem não pratique nenhuma ação levado pela sophrosine;

c              Indicar ao homem quais os desejos que devem ser satisfeitos e quais devem ser rejeitados;

d             exercer a mediação entre desejo e razão possibilitando ao homem a deliberação e escolha dos melhores meios para se alcançar o fim desejado.