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Entrevista

Alexandre Rojas de Lima sobre a Psicoestratégia

Colaboração

Luiz Meirelles

1- A Psicologia, até o seculo XIX, era uma disciplina da Filosofia. No século XX, ganhou corpo próprio e até um certo afastamento. Atualmente, é notório entre os profissionais da Psicologia a busca da fundamentação filosófica. Em sua prática profissional você considera as várias correntes filosóficas ou se alia a alguma específica?

 

A filosofia, desde o inicio da sua história, se põe como reflexão sobre o homem, o cosmo e a vida.    A contribuição desta disciplina vem complementar a nossa formação como pessoas e psicólogos, pois ajuda a desenvolver um pensamento crítico sobre a nossa atuação, da mesma forma que alimenta a amplitude do nosso pensamento.

Além disso, vivemos hoje em um mundo globalizado e na era da internet, onde surgem com rapidez novas práticas clínicas e novas orientações ligadas às vezes a modismos e nem sempre baseadas em uma estruturação conceitual e metodologias claras.

Neste contexto podemos às vezes perder a raiz teórica, o senso crítico e o sentido da nossa própria atuação de psicólogos.

A psicologia, que por sua natureza beira o rigor da estatística e da ciência exata, e que em outros momentos se aproxima mais da reflexão espiritual, pode obter uma ótima orientação  através de uma boa formação filosófica que possa fundamentar e enriquecer o trabalho.

Neste sentido, acho interessante conhecer todas as teorias:  não vamos esquecer que a filosofia em geral ajuda a pensar e que o próprio Freud é considerado um filósofo, pela grandiosidade dos pensamentos elaborados em um sistema teórico complexo.

Obviamente cada boa prática, mesmo sendo  eclética, apoia-se em uma base teórica específica.

Na minha atuação, em particular, uso uma metodologia psicoetratégica, fundamentada na epistemologia de Gregory Bateson, antropólogo e epistemólogo, que com a Escola de Palo Alto revolucionaram o modo de pensar a Comunicação e a Ciência.

 

2- Segundo Thoreau, "Ser filósofo não é meramente ter pensamentos sutis, nem mesmo fundar uma escola..é resolver problemas da vida...na prática". Você considera possível uma Filosofia prática?

Algumas filosofias podem parecer, em uma primeira leitura, distantes do nosso cotidiano.

Esta complexidade de conceitos, às vezes desafiadora, se for abordada da forma correta pode tornar-se acessível e elevar a nossa capacidade de compreensão.

Todas as filosofias, práticas ou teóricas, estimulando uma reflexão sobre o conhecimento e abrangendo vários saberes (religião, arte, ética, psicologia etc.), podem de alguma forma ajudar a reestruturar as concepções que temos: de nós, do homem e do universo. 

E este tipo de estudo pode ser de enorme beneficio prático: acreditamos que na vida não há mudança prática significativa sem uma real compreensão e conscientização dos fenômenos, assim como, reciprocamente, não conseguimos uma compreensão dos fenômenos que nos acontecem sem a indução de uma mudança prática.

 

3- Como a filosofia e a psicologia podem contribuir, associadas, na prática, para uma melhor qualidade de vida?

Colocar na prática os valiosos ensinos de grandes pensadores e filósofos significa passar pelo “fator humano”, ou seja, por todas as teorias da mente, resistências e dinâmicas que possuímos. Entramos assim no campo da Psicologia.

A Filosofia nos fornece os conceitos e as teorias (que podem ser sobre conhecimento e sobre a ação do homem), já a Psicologia busca o bem estar das pessoas fornecendo as justas ferramentas estratégicas para uma mudança.

Neste sentido, a Psicologia voltada para a qualidade de vida não deveria prescindir de uma especulação mais profunda sobre de onde viemos e para onde estamos indo, como seres humanos e como indivíduos: assim as conquistas de uma disciplina se tornam enriquecimento para a outra.

 4- Tendo em vista que tanto a filosofia como a psicologia utilizam linguagem próprias, como traduzi-las numa linguagem acessível a todos?

 A linguagem da filosofia e da psicologia pode ser extremamente difícil, assim como pode ser de fácil acesso. Depende do motivo do estudo e da apresentação dos assuntos.

Temos, porém, uma dificuldade intrínseca nos conceitos das duas disciplinas, que muitas vezes não pode ser evitada.

Sem cair em uma banalização de teorias complexas, é possível dinamizar e adaptar a linguagem para o ouvinte, criando um debate ou rendendo os assuntos mais participativos.

Uma outra maneira é buscar elementos e dinâmicas que possam fazer refletir, a partir de grandes pensadores, traduzindo-os na prática de cada pessoa.

 

5- Qual a importância das psicoestratégias de vida no dia-a-dia? Os resultados podem ser percebidos a curto prazo? 

A Psicoestratégica é uma atitude que visa provocar uma mudança no nosso sistema/ambiente através de técnicas eficazes.

Entender o nosso objetivo real e usar ferramentas para desbloquear as nossas resistências às mudanças são o modus operandi das Psicoestratégias.

Contudo, entender só para entender não ajuda, precisamos concretizar as novas compreensões, assim como o fato de conseguir uma mudança na pratica na vida sem entender a mesma mudança, pode também não ser realmente eficaz. 

Os resultados práticos de desbloqueios são rápidos, em quase todas as circunstâncias, mas manter a mudança construtiva pode demorar mais tempo, dependendo do tipo de pessoa e de trabalho a ser feito.

 

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Conhecimento, verdade, Heidegger e a tradição

Apesar de tudo aquilo que pode ser dito contra o modelo filosófico apresentado por Heidegger em Ser e Tempo – que tem estilo tortuoso, demasiadamente teutônico e etc. – não se pode negar o fato de que tal modelo filosófico acaba trazendo uma rajada de ar fresco aos enigmas

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Teste seus

Conhecimentos

Encontre no texto A EAD e a volta da Filosofia para o Ensino Médio a crítica a respeito das novas tecnologias e a forma com que estão sendo usadas e assinale a alternativa correta:

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A EAD e a volta da Filosofia ao Ensino Médio

 

A educação à distância e a volta da filosofia para o Ensino Médio: duas novidades da educação no país que ainda são muito discutidas. Para aqueles que fazem o curso de filosofia à distância ou leciona nele, torna-se ainda mais necessária tal discussão.

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Espaço-Poesia

Quem morre?

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 Expediente

Paradigmas
Ano IX - Nº 36
Filosofia, Realidade & Arte
ISSN 1980-4342

Janeiro/Fevereiro 2010

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Espaço-Poesia

Ouro de Tolo

Raul Seixas

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...

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Ciência e pós-modernidade

AS DIFICULDADES DO SABER CIENTÍFICO NAS SOCIEDADES PÓS-MODERNAS: CONCEPÇÕES E CRÍTICAS A JEAN-FRANÇOIS LYOTARD

Artur Mazzucco Fabro

Graduando em Ciências Sociais na UFSC

Jean-François Lyotard nasceu em 1924 e é considerado um dos mais brilhantes filósofos da sua geração. O francês fazia parte do grupo “Socialismo e Barbárie”, junto com Cornelius Castoriadis, e foi um ativista da guerra de independência da Argélia (1954-1962).

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O mistério do mal

Wellington Lima Amorim
Doutor em Ciências humanas - UFSC
Mateus Ramos Cardoso
Pós-Graduado em  Filosofia - Univ. Cândido Mendes- RJ


O Mal sempre nos causa medo e espanto e nos repele de nossa própria realidade, seja ela entendida como o mundo no qual nos encontramos ou mesmo a realidade pessoal. Mas e quando somos nós que o realizamos? Será que somos capazes de descrever o Mal explicitando-o com nossas próprias palavras ou ações? O que tem o Mal a ver com Deus? O que tem o Mal a ver conosco?

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Teste seus conhecimentos

1. Segundo Plotino, podemos afirmar, quanto à alma:

a             Cada homem possui uma única alma, a qual é una e indivisível;

b             O homem possui duas almas, uma originada no Caos e outra no Cosmo;

c              O homem  possui duas almas, uma  causada  pelo   divino  outra  pelo   universo,     as    quais   se   unem definitivamente após a morte do  homem;

d             O homem possui duas almas, uma causada pelo divino  outra pelo universo, as quais se separam após a morte do homem.

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Poesia, linguagem e habitar em Heidegger

 Siloe Cristina do Nascimento Erculino

Mestranda em Filosofia -  UFES

Heidegger (1889-1976), filósofo alemão, desenvolveu em seus trabalhos “a questão do sentido do ser” , segundo ele, foi esquecido pela metafísica.

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Paradigmas 39

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Expediente

Revista Paradigmas

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Julho/Agosto – 2012

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A Interpretação de Hannah Arendt da proairesis aristotélica

 Adriano Martins Soler

Mestrando em Filosofia - PUCSP

Introdução

O presente artigo trata de uma releitura do texto exposto na primeira parte do Capítulo 2 – A descoberta do homem interior – do Volume 2 – O Querer (A vontade) – da obra A Vida do Espírito de Hannah Arendt. Depois do Pensar, é o Querer que é solicitado, para confiar o segredo antropológico da aberração que, certo destino histórico da modernidade, demonstrou através de uma nova crítica do juízo. Desta vez, Arendt vai em busca de uma genealogia das teorias da vontade - da proairesis antiga até Nietzsche e Heidegger, passando pelo pensamento medieval.

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A alegoria e o neoplatonismo

Julio Cesar Moreira

Mestrando em Filosofia pela PUC-SP

 

Este artigo é a segunda parte de um estudo e tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica[1]. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não tem a devida atenção no meio acadêmico.

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 A significação do Baobá na cultura africana e suas transmutações ideológicas pós-contato europeu.

Vanderleia Barbosa da Costa

Graduanda em Gestão de Turismo

 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão

O Baobá é uma árvore originária das estepes africanas e regiões semiáridas de Madagascar, seu nome científico é Adansonia digitata; pode atingir até 30 metros de altura por 7 metros de circunferência. É resistente, sobrevivendo por longos períodos de estiagem, devido à sua capacidade de armazenar água, cerca de 120 000 litros e atinge até seis mil anos de idade. Pela magnitude e força, o Baobá é para muitas etnias africanas a árvore da vida.

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1. Segundo Plotino, podemos afirmar, quanto à alma:

a             Cada homem possui uma única alma, a qual é una e indivisível;

b             O homem possui duas almas, uma originada no Caos e outra no Cosmo;

c              O homem  possui duas almas, uma  causada  pelo   divino  outra  pelo   universo,     as    quais   se   unem definitivamente após a morte do  homem;

d             O homem possui duas almas, uma causada pelo divino  outra pelo universo, as quais se separam após a morte do homem.

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Filosofia com Pipoca

Filosofar pra quê?

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com

 

 As pessoas dizem: “Filosofia é muito chata!” E é mesmo! Daqui imagino 10 coisas legais que poderíamos fazer em lugar de Filosofar. Ficar no facebook postando filosofia de beira de estrada; arrumar uma gata e... bem ... e ter filhos... e pagar pensão, e... ficar filosofando sobre e se eu tivesse usado camisinha? Bem, talvez não sejam 10, mas o troço é de pirar o cabeção mesmo. 

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Entrevista

Alexandre Rojas de Lima sobre a Psicoestratégia

Colaboração

Luiz Meirelles

1- A Psicologia, até o seculo XIX, era uma disciplina da Filosofia. No século XX, ganhou corpo próprio e até um certo afastamento. Atualmente, é notório entre os profissionais da Psicologia a busca da fundamentação filosófica. Em sua prática profissional você considera as várias correntes filosóficas ou se alia a alguma específica?

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Espaço-Poesia

Metáfora

Uma lata existe para conter algo

Mas quando o poeta diz: "Lata"

Pode estar querendo dizer o incontível

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