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Paradigmas

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37-Teste seus Conhecimentos
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Teste seus

Conhecimentos

 

  1. Para Vigotsky, a linguagem:
  2. Possui valor absoluto diante da realidade Leia mais...
    40. O realismo exemplarista
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    O realismo exemplarista:Uma breve análise da questão 46 do livro sobre oitenta e três questões diversas de Sto. Agostinho

    Adriano Soler
    Mestrando em Filosofia - PUCSP


    O aristotelismo tenta definir a essência de uma coisa e assim, demonstrar quais características que determinada coisa deve ter de acordo com a sua natureza. Assim, surgem os aristotélicos com uma questão por demais complexa, que seria: O que é uma natureza, se ela é uma realidade superior e acima das coisas cuja natureza ela é? Ou ainda, se ela é uma construção mental que existe apenas em nosso entendimento das coisas e se assim for, em qual base ela é construída? Desta forma, se inicia o problema dos universais na filosofia medieval.

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    40. O mistério do mal
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    O mistério do mal

    Wellington Lima Amorim
    Doutor em Ciências humanas - UFSC
    Mateus Ramos Cardoso
    Pós-Graduado em  Filosofia - Univ. Cândido Mendes- RJ


    O Mal sempre nos causa medo e espanto e nos repele de nossa própria realidade, seja ela entendida como o mundo no qual nos encontramos ou mesmo a realidade pessoal. Mas e quando somos nós que o realizamos? Será que somos capazes de descrever o Mal explicitando-o com nossas próprias palavras ou ações? O que tem o Mal a ver com Deus? O que tem o Mal a ver conosco?

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    39. Expediente
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    Expediente

    Revista Paradigmas

    Filosofia, Realidade & Arte

    Ano XII - n. 39

    ISSN 1980 - 4342

    Julho/Agosto – 2012

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    Relação entre fato e proposição em Wittgenstein
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    Relação entre fato e proposição em Wittgenstein

    As investigações desenvolvidas por Wittgenstein no Tractatus levou-o a postular uma profunda mudança na teoria do conhecimento. Wittgenstein, diferentemente de Kant, vê o mundo como uma totalidade de fatos e não de coisas. Desta forma, fundamental para o homem é perceber que os limites do seu mundo fundam-se nos limites do dizível. 

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