AddThis Social Bookmark Button
 

Testes seus conhecimentos                      

01. Em relação às sentenças, considerando o ponto de vista tarskiano, podemos afirmar que: a)  Há sentenças demonstráveis que são falsas; b) As sentenças verdadeiras são demonstráveis; c) Há sentenças verdadeiras não demonstráveis; d) As sentenças verdadeiras não são demonstráveis.

02.  Segundo Heidegger: a) a arte é essencialmente coisa;  b) todas as coisas são fundamentalmente arte; c) a arte é um modo de ser da verdade; d)  a arte é imitação da verdade.ar organnsrinhassidade

03. No tocante á relação entre arte, obra de arte e artista, podemos dizer, conforme Heidegger: a) a obra de arte depende do artista, o qual é independente dela; b) O artista depende da obra de arte, que por sua vez depende apenas da arte; c)  A existência da arte depende do artista; d) a obra de arte e o artista são interdependentes e ambos devem sua origem à arte.

04. O método dedutivo é largamente empregado na ciência, sobretudo na matemática. Para Tarski, esse método: a) garante a validade das certezas matemáticas; b) não garante a validade do conhecimento, que é estabelecido a partir de um critério de evidência intuitiva; c) é o único meio capaz de garantir o avanço do conhecimento científico; d) resolve a questão da demonstração, pois se funda numa proposição universalmente válida.

 

Home      Capa

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

 A significação do Baobá na cultura africana e suas transmutações ideológicas pós-contato europeu.

Vanderleia Barbosa da Costa

Graduanda em Gestão de Turismo

 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão

O Baobá é uma árvore originária das estepes africanas e regiões semiáridas de Madagascar, seu nome científico é Adansonia digitata; pode atingir até 30 metros de altura por 7 metros de circunferência. É resistente, sobrevivendo por longos períodos de estiagem, devido à sua capacidade de armazenar água, cerca de 120 000 litros e atinge até seis mil anos de idade. Pela magnitude e força, o Baobá é para muitas etnias africanas a árvore da vida.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Paradigmas

Ano X - Nº 37
Filosofia, Realidade & Arte
ISSN 1980-4342

Setembro/outubro 2011

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

A viagem suicida pós-moderna

A solidão como saída

Mateus Ramos Cardoso

Especialista em Ética pela Finon

                  Nosso modo de viver moderno é caracterizado pelo desenvolvimento cada vez mais rápido no qual a tecnologia a cada dia supera a si mesma. 

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Teste seus

Conhecimentos

 

  1. Para Vigotsky, a linguagem:
  2. Possui valor absoluto diante da realidade Leia mais...
    AddThis Social Bookmark Button

    Espaço-Poesia

    Ouro de Tolo

    Raul Seixas

    Eu devia estar contente
    Porque eu tenho um emprego
    Sou um dito cidadão respeitável
    E ganho quatro mil cruzeiros
    Por mês...

    Leia mais...