AddThis Social Bookmark Button

Testes seus conhecimentos

01. Considerando a teoria estética de Schiller, podemos dizer que: a)  o belo é fundado na técnica; b)o belo possibilita ao homem a ida da sensação à razão; c) O belo é fundado no bem; d)  O belo é desvinculado do bem e da verdade.

02.  A dialética de Marx pode ser tida como: a) a busca pelo conhecimento absoluto;  b) a negação do conhecimento; c) a explicação do mundo empírico por meio do mundo ideal; d) uma explicação para as relações sociais de produção

03. Conforme o pensamento de J. Piaget, o primeiro estágio de moralidade do homem tem como principal característica: a) a curiosidade; b) a bilateralidade normativa; c) a heteronomia;  d) a autonomia.

04. Um tema sempre polêmico diz respeito à variabilidade da moral. Para Sartre: a) a autêntica moral é invariável; b) a variabilidade da mora é seu maior fundamento; c) não importa se a moral é variável ou não; d) a moral invariável seria uma condenação perpétua do homem.

 

Home      Capa

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia e Ciência

Vinicius Carvalho da Silva

Mestrando em Filosofia da Ciência pela UERJ

 São numerosos os aspectos filosóficos que podemos apontar na ciência, e em nosso caso, na física propriamente dita. Em um plano paradigmático, ou seja, naquela visão que a própria ciência tem de si mesma, da natureza, e de seu próprio empreendimento,

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Revista Paradigmas

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Julho/Agosto – 2012

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

 A significação do Baobá na cultura africana e suas transmutações ideológicas pós-contato europeu.

Vanderleia Barbosa da Costa

Graduanda em Gestão de Turismo

 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão

O Baobá é uma árvore originária das estepes africanas e regiões semiáridas de Madagascar, seu nome científico é Adansonia digitata; pode atingir até 30 metros de altura por 7 metros de circunferência. É resistente, sobrevivendo por longos períodos de estiagem, devido à sua capacidade de armazenar água, cerca de 120 000 litros e atinge até seis mil anos de idade. Pela magnitude e força, o Baobá é para muitas etnias africanas a árvore da vida.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

 

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Janeiro/fevereiro - 2012

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Ciência e pós-modernidade

AS DIFICULDADES DO SABER CIENTÍFICO NAS SOCIEDADES PÓS-MODERNAS: CONCEPÇÕES E CRÍTICAS A JEAN-FRANÇOIS LYOTARD

Artur Mazzucco Fabro

Graduando em Ciências Sociais na UFSC

Jean-François Lyotard nasceu em 1924 e é considerado um dos mais brilhantes filósofos da sua geração. O francês fazia parte do grupo “Socialismo e Barbárie”, junto com Cornelius Castoriadis, e foi um ativista da guerra de independência da Argélia (1954-1962).

Leia mais...