AddThis Social Bookmark Button

Teste seus conhecimentos.

 

01. “Quanto à unidade da essência divina, a primeira coisa a crer é que Deus existe, o que aliás é óbvio à própria razão”.Esta frase, de Tomás de Aquino, retrata uma discussão corrente na Idade Média a respeito da relação entre religião e filosofia, concluindo que:

a) A fé serve à razão; b) a razão é contrária à fé; c) A razão está a serviço da fé; d) Há duas verdades distintas, a da fé e a da razão.

 

02. Para Emmanuel Lévinas, “O mundo em que vivo não é apenas o frente a frente ou o contemporâneo do pensamento e da sua liberdade constituinte, mas condicionamento e anterioridade. O mundo que constituo alimenta-me e embebe-me, é alimento e meio”. Daí, pode-se concluir que:

a) o homem possui o mundo e todas as coisas que nele existem;  b) o homem deve relacionar-se com o mundo unicamente de modo racional; c) O mundo alimenta o homem e, pois, a relação de fundo entre eles estabelecida é fruitiva; d) O mundo é determinado pelo homem.

 

03. “Dizer do que é que não é, e do que não é, que é, é falso; enquanto dizer do que é que é, e do que não é, que não é, é verdadeiro.” Com essa frase, Aristóteles expõe os princípios fundamentais da lógica clássica. Aponte o princípio que não diz respeito à lógica aristotélica:

a) Princípio do Terceiro Excluído; b) Princípio da não contradição; c) Princípio do terceiro alternativo; d) Princípio da identidade.

 

04. Para Kant, “as coisas que intuímos não são em si mesmas tal qual as intuímos, nem as suas relações são em si mesmas constituídas do modo como nos aparecem”, do que se conclui que:

a) Conhecemos as coisas exatamente como são em sua essência; b) Conhecemos as coisas enquanto fenômenos; c) é possível alcançar racionalmente a essência das coisas; d) O fenômeno corresponde exatamente ao noumeno.                     Respostas: Tel. 3252-3319 – CEFS.

 

Home      Capa

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

 A significação do Baobá na cultura africana e suas transmutações ideológicas pós-contato europeu.

Vanderleia Barbosa da Costa

Graduanda em Gestão de Turismo

 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão

O Baobá é uma árvore originária das estepes africanas e regiões semiáridas de Madagascar, seu nome científico é Adansonia digitata; pode atingir até 30 metros de altura por 7 metros de circunferência. É resistente, sobrevivendo por longos períodos de estiagem, devido à sua capacidade de armazenar água, cerca de 120 000 litros e atinge até seis mil anos de idade. Pela magnitude e força, o Baobá é para muitas etnias africanas a árvore da vida.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Poesia, linguagem e habitar em Heidegger

 Siloe Cristina do Nascimento Erculino

Mestranda em Filosofia -  UFES

Heidegger (1889-1976), filósofo alemão, desenvolveu em seus trabalhos “a questão do sentido do ser” , segundo ele, foi esquecido pela metafísica.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia com Pipoca

Muita bola e um pingo de filosofia

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com


Nós brasileiros somos muito sortudos: Deus é brasileiro, em fevereiro tem carnaval e nossas negas chamadas Teresas, Marias e etc são as mais sexies do mundo.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Entrevista

José Sobreira de Barros Júnior

 

Colaboração: Luiz Meirelles

 

1.       Como você vê o papel da filosofia na sociedade do século XXI?

 A filosofia tem um papel essencial, principalmente quando os pensadores vão refletir sobre as relações do homem e a sociedade, como é possível o Eu individual quebrar e apresentar novos paradigmas, novas estruturas sociais, penso a filosofia tendo  um papel fundamental

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

 

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Janeiro/fevereiro - 2012

Leia mais...