AddThis Social Bookmark Button

Teste seus conhecimentos.

 

01. “Quanto à unidade da essência divina, a primeira coisa a crer é que Deus existe, o que aliás é óbvio à própria razão”.Esta frase, de Tomás de Aquino, retrata uma discussão corrente na Idade Média a respeito da relação entre religião e filosofia, concluindo que:

a) A fé serve à razão; b) a razão é contrária à fé; c) A razão está a serviço da fé; d) Há duas verdades distintas, a da fé e a da razão.

 

02. Para Emmanuel Lévinas, “O mundo em que vivo não é apenas o frente a frente ou o contemporâneo do pensamento e da sua liberdade constituinte, mas condicionamento e anterioridade. O mundo que constituo alimenta-me e embebe-me, é alimento e meio”. Daí, pode-se concluir que:

a) o homem possui o mundo e todas as coisas que nele existem;  b) o homem deve relacionar-se com o mundo unicamente de modo racional; c) O mundo alimenta o homem e, pois, a relação de fundo entre eles estabelecida é fruitiva; d) O mundo é determinado pelo homem.

 

03. “Dizer do que é que não é, e do que não é, que é, é falso; enquanto dizer do que é que é, e do que não é, que não é, é verdadeiro.” Com essa frase, Aristóteles expõe os princípios fundamentais da lógica clássica. Aponte o princípio que não diz respeito à lógica aristotélica:

a) Princípio do Terceiro Excluído; b) Princípio da não contradição; c) Princípio do terceiro alternativo; d) Princípio da identidade.

 

04. Para Kant, “as coisas que intuímos não são em si mesmas tal qual as intuímos, nem as suas relações são em si mesmas constituídas do modo como nos aparecem”, do que se conclui que:

a) Conhecemos as coisas exatamente como são em sua essência; b) Conhecemos as coisas enquanto fenômenos; c) é possível alcançar racionalmente a essência das coisas; d) O fenômeno corresponde exatamente ao noumeno.                     Respostas: Tel. 3252-3319 – CEFS.

 

Home      Capa

Ofertas