AddThis Social Bookmark Button

Testes seus conhecimentos                  

01 “O Centro da Terra não é o centro do universo, mas apenas o da gravidade e o da órbita da Lua”. Essa frase é uma das máximas revolucionárias da ciência astronômica no final do Renascimento e foi defendida por:   a)Descartes; b) Tomás de Aquino c) Giordano Bruno; d) Nicolau Copérnico.

02.  Para Giordano Bruno, filósofo renascentista, a verdade: a) é o que a maioria afirma;  b) é o que a Igreja afirma; c) não existe objetivamente ; d) não se confirma apenas pelo consenso.

03. A crítica fundamental de Marx ao capitalismo diz respeito: a) à distribuição de renda b) à alienação do homem pelo trabalho; c) às divisões estatais;  d) à moral vigente.

04. Segundo Enrique Dussel, filósofo latino-americano, a sociedade atual: a) deve seguir o modelo grego antigo; b) deve se pautar pelo pensamento europeu; c) deve romper com o sistema totalizante; d) deve ser fiel às determinações norte-americanas.                

Home      Capa

  • leiamais

Leia também outros artigos

entrevista com Gilberto Mendes : “Nunca se foi tão ignorante”
AddThis Social Bookmark Button

Artefato Cultural - entrevista com Gilberto Mendes

 

“Nunca se foi tão ignorante”

O gigante Gilberto Mendes, maestro, compositor de altíssima qualidade, deu-nos a honra de uma entrevista exclusiva. Durante algumas horas, em meio a batuques na mesa e na cadeira, ele falou sobre sua vida, sua carreira e sobre o conceito de cultura.

Leia mais...
Mitologia e Filosofia: um debate
AddThis Social Bookmark Button

Mitologia e Filosofia: um debate                  

Um dos fatos mais interessantes na história da humanidade como um todo é tentar explicar o início de tudo, os acontecimentos do cotidiano e as possibilidades de entender a vida pós-morte. Em todos os tempos sempre ocorreu aos homens perguntar-se sobre sua origem e a do próprio universo que os cerca.

Leia mais...
Heidegger e a Poesia
AddThis Social Bookmark Button

 Por que Heidegger e a Poesia?

 1. Heidegger e a Poesia

 1.1. Visão panorâmica

 A pergunta fundamental da filosofia de Heidegger é aquela sobre o sentido do Ser. Assim, a questão maior não é o homem, mas o Ser em ser conjunto. Ele é que torna possível a abertura para a compreensão da existência humana,

Leia mais...
Expediente 37
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Paradigmas

Ano X - Nº 37
Filosofia, Realidade & Arte
ISSN 1980-4342

Setembro/outubro 2011

Leia mais...
39. Filosofar pra quê?
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia com Pipoca

Filosofar pra quê?

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com

 

 As pessoas dizem: “Filosofia é muito chata!” E é mesmo! Daqui imagino 10 coisas legais que poderíamos fazer em lugar de Filosofar. Ficar no facebook postando filosofia de beira de estrada; arrumar uma gata e... bem ... e ter filhos... e pagar pensão, e... ficar filosofando sobre e se eu tivesse usado camisinha? Bem, talvez não sejam 10, mas o troço é de pirar o cabeção mesmo. 

Leia mais...