AddThis Social Bookmark Button

Testes seus conhecimentos                      

Respostas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

01. No início do século XX, alguns filósofos deixaram a Europa, principalmente a Alemanha, rumo aos EUA, buscando um espaço em que tivessem maior liberdade de expressão. Um deles ficou muito conhecido pela sua negação absoluta do sistema social vigente, defendendo uma reformulação geral das sociedades. Estamos falando de: a) Heidegger; b) Michel Foucault; c) Husserl; d)Herbert Marcuse.

02. Uma das questões que tomam conta das ciiscussões contemporânea, é a da felicidade. Segundo Paul Ricoeur, filósofo contemporâneo, podemos afirmar que: a) A felicidade é um estado impossível de ser alcançado ;  b) para ser feliz, basta ao homem agir com a razão; c) A moralidade é o fundamento da felicidade ; d) A felicidade pode ser alcançada com esforço e vontade, aliando-se pensamento, ação moral e política, e uma transformação espiritual de sentimentos.

03 A realidade humana é um dos principais objetos do pensamento de muitos filósofos contemporâneos. Conforme Sartre, existencialista por excelência, podemos dizer que: a) ela é uma totalidade acabada; b) O homem não é responsável pela realidade, vez que a natureza é soberana; c) É uma totalidade inacabada de negações a serem superadas constantemente; d) é uma totalidade inacabada que não pode ser superada pelo homem.

04. Segundo Enrique Dussel, filósofo latino-americano, o eurocentrismo, i. é, identificação dos aspectos universais com momentos particulares europeus, é um dos fatores responsáveis: a) Pelo atenuamento das diferenças sociais mundiais; b) Pelo respeito às culturas distintas de cada povo; c) pela dizimação das sociedades americanas pré-coloniais; d) da recente “caçada”  no Afeganistão perpetrada pelos E.U.A.                    

Home      Capa

Ofertas