AddThis Social Bookmark Button

Testes seus conhecimentos                      

Respostas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

01. No início do século XX, alguns filósofos deixaram a Europa, principalmente a Alemanha, rumo aos EUA, buscando um espaço em que tivessem maior liberdade de expressão. Um deles ficou muito conhecido pela sua negação absoluta do sistema social vigente, defendendo uma reformulação geral das sociedades. Estamos falando de: a) Heidegger; b) Michel Foucault; c) Husserl; d)Herbert Marcuse.

02. Uma das questões que tomam conta das ciiscussões contemporânea, é a da felicidade. Segundo Paul Ricoeur, filósofo contemporâneo, podemos afirmar que: a) A felicidade é um estado impossível de ser alcançado ;  b) para ser feliz, basta ao homem agir com a razão; c) A moralidade é o fundamento da felicidade ; d) A felicidade pode ser alcançada com esforço e vontade, aliando-se pensamento, ação moral e política, e uma transformação espiritual de sentimentos.

03 A realidade humana é um dos principais objetos do pensamento de muitos filósofos contemporâneos. Conforme Sartre, existencialista por excelência, podemos dizer que: a) ela é uma totalidade acabada; b) O homem não é responsável pela realidade, vez que a natureza é soberana; c) É uma totalidade inacabada de negações a serem superadas constantemente; d) é uma totalidade inacabada que não pode ser superada pelo homem.

04. Segundo Enrique Dussel, filósofo latino-americano, o eurocentrismo, i. é, identificação dos aspectos universais com momentos particulares europeus, é um dos fatores responsáveis: a) Pelo atenuamento das diferenças sociais mundiais; b) Pelo respeito às culturas distintas de cada povo; c) pela dizimação das sociedades americanas pré-coloniais; d) da recente “caçada”  no Afeganistão perpetrada pelos E.U.A.                    

Home      Capa

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

EDUCAÇÃO E EXISTENCIALISMO: um diálogo possível entre Freire e Sartre

 José Alan da Silva Pereira

Graduado em licenciatura plena em filosofia pela faculdade de filosofia, ciência e letras de Caruaru – FAFICA. Atualmente mestrando em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

1. Introdução

 

          No prefácio para o livro Pedagogia do Oprimido, o professor Ernani Maria Fiori traz um dos testemunhos mais contundentes e uma das frases mais elucidativas sobre a personalidade educadora de Paulo Freire: “Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa ideias, pensa a existência” (FREIRE, 2005, p. 7). Ao ler tal sentença, percebemos a partir de onde um diálogo pode ser estabelecido entre esses dois gigantes do pensamento contemporâneo, a saber: Freire e Sartre.       

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

A Interpretação de Hannah Arendt da proairesis aristotélica

 Adriano Martins Soler

Mestrando em Filosofia - PUCSP

Introdução

O presente artigo trata de uma releitura do texto exposto na primeira parte do Capítulo 2 – A descoberta do homem interior – do Volume 2 – O Querer (A vontade) – da obra A Vida do Espírito de Hannah Arendt. Depois do Pensar, é o Querer que é solicitado, para confiar o segredo antropológico da aberração que, certo destino histórico da modernidade, demonstrou através de uma nova crítica do juízo. Desta vez, Arendt vai em busca de uma genealogia das teorias da vontade - da proairesis antiga até Nietzsche e Heidegger, passando pelo pensamento medieval.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

As raízes histórico-filosóficas da alegoria 

 

Julio Cesar Moreira

Mestrando em Filosofia pela PUC-SP

Este artigo é a primeira parte de um estudo tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não se tem a devida atenção no meio acadêmico.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia com Pipoca

Muita bola e um pingo de filosofia

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com


Nós brasileiros somos muito sortudos: Deus é brasileiro, em fevereiro tem carnaval e nossas negas chamadas Teresas, Marias e etc são as mais sexies do mundo.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

A arte como fator de existência 

Uma análise da obra do artista plástico Neusso Ribeiro

Regina Drumond Moraes

Curso de Filosofia da UFES

Este artigo tem como objetivo explicar e analisar a obra do artista plástico autodidata Neusso Ribeiro.

Leia mais...