AddThis Social Bookmark Button

Dicas

 

Internet:

www.btinternet.com/~glynhughes/squashed

O site Squashed Philosophers reúne trabalhos para dowloand de autoria dos grandes pensadores como Platão, Maquiavel, Marx, Engels, Hume, Stuart Mill, Sartre, entre outros.

www.estadao-escola.com.br

Um site muito rico em textos é este,do estadão-escola,com sugestãode filmografia temática acompanhando reflexões muito bem argumentadas sobre diversas disciplinas.

Filmes:

Poderosa Afrodite

Comédia de Woody Allen, apesar de ter um enredo simples possibilita uma análise filosófica muito rica, traduzindo para os tempos atuais os mitos gregos, travestidos em outra roupagem.

Um Homem de Família

Toca profundamente um de nossos principais medos: temos certeza que as escolhas realizadas por nós na vida foram as corretas? Como seria a realidade se a resposta perante uma escolha crucial fosse outra? Conduz ao questionamento existencial, bem como,a uma crítica dos valores que norteiam nossas escolhas.

Leitura

 

Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. JESSÉ SOUZA (org)., Brasília: UNB, 2001, 480 pág. /O livro se divide em duas partes: Parte I: A democracia contemporânea: pressupostos teóricos; Parte II: Democracia e multiculturalismo: o desafio da diferença. Entre outros, traz artigos sobre Habermas, Dewey, Tocqueville, Gilberto Freire, a questão da tolerância, etc.

 

DEUS: ilusão ou realidade. JUNG MO SUNG. Ed. Ática. O autor, graduado em Filosofia, Mestre em Teologia Moral, Doutor em Ciências da Religião, aborda a questão da existência de Deus e a impossibilidade que muitos sentem de experienciá-lo; levanta questionamentos sobre as injustiças humanas e trabalha também a questão da desumanização provocada pela sociedade de consumo.

 

John Dewey e o ensino da arte no Brasil.Ana Mae Barbosa. Editora Cortez. Este livro atinge a sua 3º edição ampliada e sua autora épesquisadora reconhecida internacionalmente.

 

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

O realismo exemplarista:Uma breve análise da questão 46 do livro sobre oitenta e três questões diversas de Sto. Agostinho

Adriano Soler
Mestrando em Filosofia - PUCSP


O aristotelismo tenta definir a essência de uma coisa e assim, demonstrar quais características que determinada coisa deve ter de acordo com a sua natureza. Assim, surgem os aristotélicos com uma questão por demais complexa, que seria: O que é uma natureza, se ela é uma realidade superior e acima das coisas cuja natureza ela é? Ou ainda, se ela é uma construção mental que existe apenas em nosso entendimento das coisas e se assim for, em qual base ela é construída? Desta forma, se inicia o problema dos universais na filosofia medieval.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Entrevista

José Sobreira de Barros Júnior

 

Colaboração: Luiz Meirelles

 

1.       Como você vê o papel da filosofia na sociedade do século XXI?

 A filosofia tem um papel essencial, principalmente quando os pensadores vão refletir sobre as relações do homem e a sociedade, como é possível o Eu individual quebrar e apresentar novos paradigmas, novas estruturas sociais, penso a filosofia tendo  um papel fundamental

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Revista Paradigmas

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XIII - n. 41

ISSN 1980 - 4342

março/abril – 2014

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Questões de filosofia da ciência: um panorama atual

Leonardo Francisco Schwinden

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Epistemologia – UFSC

 Resenha de:

Ciência: conceitos-chave em filosofia /Steven French;

Trad.: André Klaudat. - Porto Alegre: Artmed, 2009, 196p.

Ciência: conceitos-chave em filosofia é uma introdução atualizada de filosofia da ciência escrita pelo professor Steven French com base no material utilizado por ele com os alunos do primeiro ano na Universidade de Leeds. O livro é composto de um total de 10 capítulos, relativamente curtos, embora bastante densos em termos da quantidade de teorias analisadas e aspectos considerados de cada uma. As notas ao final de cada capítulo contêm não apenas referências de obras citadas no texto,

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Charles S. Peirce:
A lógica da investigação e sua semiótica

Luiz Meirelles

Mestre em Filosofia - PUCSP


Charles Sanders Peirce nasceu em Cambridge, no dia 10 de setembro de 1839 e faleceu em Milford, no dia 19 de abril de 1914. Filho de Benjamin Peirce, renomado matemático de Harvard, Peirce se dedicou inicialmente aos estudos da Química, tendo mesmo alcançado o doutoramento também em Harvard. Extremamente ligado às ciências, Peirce foi um dos primeiros pensadores a se preocupar com a linguagem científica. Não estudou apenas Filosofia, mas, também, química, física, astronomia, linguística filologia, história e psicologia.

Leia mais...

Ofertas