AddThis Social Bookmark Button

Fórum Social Mundial: construindo outro mundo.

O Fórum Social Mundial foi vitorioso. Sob o lema de "Um outro mundo é possível", quatro mil delegados e 16 mil credenciados de 117 países, 1870 jornalistas (sendo 386 estrangeiros), além de um número desconhecido de participantes eventuais, compareceram a 16 plenárias, cerca de 200 oficinas e 20 testemunhos do Fórum Social no sentido estrito, ao Fórum Parlamentar Mundial, ao Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social, ao Acampamento Intercontinental da juventude (2,4 mil participantes), ao Acampamento dos Povos Indígenas (700 participantes) e a um sem-número de reuniões paralelas, marchas, manifestações, concertos, atividades culurais e festas que ocorreram em Porto Alegre, entre 25  e 30 de janeiro.

O resultado deste conjunto de atividades, que marcam o caráter multifacetado e plural do Fórum, é um importante reforço da moral e do espírito de luta do movimento mundial contra o neoliberalismo, um salto à frente no combate à globalização capitalista. É uma quebra efetiva com o pensamento único. É o contato com uma gigantesca diversidade de atores sociais e políticos e de debates, que exigirá tempo para ser assimilada pelos participantes. É o reforço na articulação das lutas. É a construção de uma maior identidade política entre aqueles que buscam uma alternativa ao neoliberalismo. Aos membros do Attac da França, aos militantes do MST, aos sindicalistas da Coréia do Sul, aos anarcopunks gaúchos, aos nacionalistas de Quebec, a todos aqueles que combatem a Alca na América Latina, o Fórum mostrou que eles não estão sozinhos em suas preocupações e lutas.

José Corrêa Leite

Colaborador especial.

 

 

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT

PAULO DIAS GOMES

Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.

Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil

 

Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia e Ciência

Vinicius Carvalho da Silva

Mestrando em Filosofia da Ciência pela UERJ

 São numerosos os aspectos filosóficos que podemos apontar na ciência, e em nosso caso, na física propriamente dita. Em um plano paradigmático, ou seja, naquela visão que a própria ciência tem de si mesma, da natureza, e de seu próprio empreendimento,

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Filosofia com Pipoca

Muita bola e um pingo de filosofia

Edson Pipoca

blogdopipoca.wordpress.com


Nós brasileiros somos muito sortudos: Deus é brasileiro, em fevereiro tem carnaval e nossas negas chamadas Teresas, Marias e etc são as mais sexies do mundo.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

As raízes histórico-filosóficas da alegoria 

 

Julio Cesar Moreira

Mestrando em Filosofia pela PUC-SP

Este artigo é a primeira parte de um estudo tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não se tem a devida atenção no meio acadêmico.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

 

Filosofia, Realidade & Arte

Ano XII - n. 39

ISSN 1980 - 4342

Janeiro/fevereiro - 2012

Leia mais...