AddThis Social Bookmark Button

 

 

DicasPág. 02

Internet

http://www.blues.uab.es/filosofia

Centro Telemático de Filosofía - Site extra-oficial do Departamento de Filosofia da Universidade Autônoma de Barcelona, contendo um vasto acervo de publicações, livros, monografias etc. Destaque para o texto original, em latim, das "Meditationes de Prima Philosophia", de Descartes.

 

http://www.academia.org.br/

Site oficial da Academia Brasileira de Letras. Trazinformações de sua história, dos imortais, eventos e muito mais. Destaque para Machado de Assis, apresentado por Lygia Fagundes Telles.

 

http://www.bu.edu/wcp/

"The paideia Project on-line". Site utilíssimo, onde podem ser encontrados muitos textos filosóficos de vários assuntos e tendências, entre os quais 900 textos do Vigésimo Congresso Mundial de Filosofia, realizado em Boston, 1998. Destaque para o texto "La Filosofía en Latinoamérica: Originalidad y Método", de Ricardo Vélez Rodríguez, da Universidade Gama Filho, RJ.

 

Leitura

Direita e Esquerda - Razões e significados de uma distinção política.Norberto Bobbio. Neste livro, Bobbio retoma a discussão da divisão dicotômica da política em direita e esquerda, defendendo a sua validade apesar dos crescentes discursos contrários. Nesta obra, o leitor poderá conhecer um pouco mais sobre as razões e critérios dessa díade. Destaque para a resposta do autor às críticas, acrescentada à edição de 1995. Editora Unesp.

 

 

 

Ética, Direito e Justiça. José Nedel. A Filosofia do Direito é fundamental para quem quer realmente entender os fundamentos do mundo jurídico. Nesta obra, José Nedel aborda as várias correntes doutrinárias a respeito do tema, demonstrando suas interações essenciais. Destaque para os cap. VI e VII, em que o autor apresenta o pensamento de alguns dos principais teóricos da Justiça, desde os mais antigos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, até os mais atuais, incluindo Enrique Dussel, latino-americano criador da Filosofia da Libertação. Editora EDIPUCRS - Coleção Filosofia - 74.

 

   

 

 

 

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

Poesia, linguagem e habitar em Heidegger

 Siloe Cristina do Nascimento Erculino

Mestranda em Filosofia -  UFES

Heidegger (1889-1976), filósofo alemão, desenvolveu em seus trabalhos “a questão do sentido do ser” , segundo ele, foi esquecido pela metafísica.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Nicolai Hartmann. A metafísica do conhecimento

Luiz Meirelles

Mestre em Filosofia PUCSP

Bel. em Direito Unisantos

Lic em Filosofia Unisantos

Lic em Letras Unisantos

Nicolai Hartmann nasceu em Riga, na Letônia, em 1882, e morreu em Gottingen, na Alemanha, em 1950.

Seus estudos começaram em Marburgo, onde chegou ao doutoramento e a partir de 1922 foi contratado como docente da universidade de mesmo nome. Em 1925, deixou aquela universidade, sucedido por Heidegger, e foi lecionar em Colonia, onde ficou até 1931, quando se mudou para Berlim, também convidado a lecionar na universidade. Somente em 1945 retirou-se de Berlim para Gottingen, onde permaneceu até sua morte, em 1950.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Entrevista

Alexandre Rojas de Lima sobre a Psicoestratégia

Colaboração

Luiz Meirelles

1- A Psicologia, até o seculo XIX, era uma disciplina da Filosofia. No século XX, ganhou corpo próprio e até um certo afastamento. Atualmente, é notório entre os profissionais da Psicologia a busca da fundamentação filosófica. Em sua prática profissional você considera as várias correntes filosóficas ou se alia a alguma específica?

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Questões de filosofia da ciência: um panorama atual

Leonardo Francisco Schwinden

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Epistemologia – UFSC

 Resenha de:

Ciência: conceitos-chave em filosofia /Steven French;

Trad.: André Klaudat. - Porto Alegre: Artmed, 2009, 196p.

Ciência: conceitos-chave em filosofia é uma introdução atualizada de filosofia da ciência escrita pelo professor Steven French com base no material utilizado por ele com os alunos do primeiro ano na Universidade de Leeds. O livro é composto de um total de 10 capítulos, relativamente curtos, embora bastante densos em termos da quantidade de teorias analisadas e aspectos considerados de cada uma. As notas ao final de cada capítulo contêm não apenas referências de obras citadas no texto,

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

A alegoria e o neoplatonismo

Julio Cesar Moreira

Mestrando em Filosofia pela PUC-SP

 

Este artigo é a segunda parte de um estudo e tem por objetivo realizar um levantamento no estudo do tema da interpretação alegórica nas doutrinas da escola Neoplatônica[1]. Ao estudarmos o Neoplatonismo é claramente apreensível o quão fundamental e intrínseco ao pensamento Neoplatônico é o componente da exegese alegórica, porém este tema não tem a devida atenção no meio acadêmico.

Leia mais...