AddThis Social Bookmark Button

 

 

DicasPág. 02

Internet

http://www.blues.uab.es/filosofia

Centro Telemático de Filosofía - Site extra-oficial do Departamento de Filosofia da Universidade Autônoma de Barcelona, contendo um vasto acervo de publicações, livros, monografias etc. Destaque para o texto original, em latim, das "Meditationes de Prima Philosophia", de Descartes.

 

http://www.academia.org.br/

Site oficial da Academia Brasileira de Letras. Trazinformações de sua história, dos imortais, eventos e muito mais. Destaque para Machado de Assis, apresentado por Lygia Fagundes Telles.

 

http://www.bu.edu/wcp/

"The paideia Project on-line". Site utilíssimo, onde podem ser encontrados muitos textos filosóficos de vários assuntos e tendências, entre os quais 900 textos do Vigésimo Congresso Mundial de Filosofia, realizado em Boston, 1998. Destaque para o texto "La Filosofía en Latinoamérica: Originalidad y Método", de Ricardo Vélez Rodríguez, da Universidade Gama Filho, RJ.

 

Leitura

Direita e Esquerda - Razões e significados de uma distinção política.Norberto Bobbio. Neste livro, Bobbio retoma a discussão da divisão dicotômica da política em direita e esquerda, defendendo a sua validade apesar dos crescentes discursos contrários. Nesta obra, o leitor poderá conhecer um pouco mais sobre as razões e critérios dessa díade. Destaque para a resposta do autor às críticas, acrescentada à edição de 1995. Editora Unesp.

 

 

 

Ética, Direito e Justiça. José Nedel. A Filosofia do Direito é fundamental para quem quer realmente entender os fundamentos do mundo jurídico. Nesta obra, José Nedel aborda as várias correntes doutrinárias a respeito do tema, demonstrando suas interações essenciais. Destaque para os cap. VI e VII, em que o autor apresenta o pensamento de alguns dos principais teóricos da Justiça, desde os mais antigos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, até os mais atuais, incluindo Enrique Dussel, latino-americano criador da Filosofia da Libertação. Editora EDIPUCRS - Coleção Filosofia - 74.

 

   

 

 

 

  • leiamais
AddThis Social Bookmark Button

Espaço-Poesia

Metáfora

Uma lata existe para conter algo

Mas quando o poeta diz: "Lata"

Pode estar querendo dizer o incontível

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Espaço-Poesia

Canto para a minha morte

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

A Interpretação de Hannah Arendt da proairesis aristotélica

 Adriano Martins Soler

Mestrando em Filosofia - PUCSP

Introdução

O presente artigo trata de uma releitura do texto exposto na primeira parte do Capítulo 2 – A descoberta do homem interior – do Volume 2 – O Querer (A vontade) – da obra A Vida do Espírito de Hannah Arendt. Depois do Pensar, é o Querer que é solicitado, para confiar o segredo antropológico da aberração que, certo destino histórico da modernidade, demonstrou através de uma nova crítica do juízo. Desta vez, Arendt vai em busca de uma genealogia das teorias da vontade - da proairesis antiga até Nietzsche e Heidegger, passando pelo pensamento medieval.

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT

PAULO DIAS GOMES

Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.

Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil

 

Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).

Leia mais...
AddThis Social Bookmark Button

Questões de filosofia da ciência: um panorama atual

Leonardo Francisco Schwinden

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Epistemologia – UFSC

 Resenha de:

Ciência: conceitos-chave em filosofia /Steven French;

Trad.: André Klaudat. - Porto Alegre: Artmed, 2009, 196p.

Ciência: conceitos-chave em filosofia é uma introdução atualizada de filosofia da ciência escrita pelo professor Steven French com base no material utilizado por ele com os alunos do primeiro ano na Universidade de Leeds. O livro é composto de um total de 10 capítulos, relativamente curtos, embora bastante densos em termos da quantidade de teorias analisadas e aspectos considerados de cada uma. As notas ao final de cada capítulo contêm não apenas referências de obras citadas no texto,

Leia mais...

Ofertas