AddThis Social Bookmark Button

 

 

DicasPág. 02

Internet

http://www.blues.uab.es/filosofia

Centro Telemático de Filosofía - Site extra-oficial do Departamento de Filosofia da Universidade Autônoma de Barcelona, contendo um vasto acervo de publicações, livros, monografias etc. Destaque para o texto original, em latim, das "Meditationes de Prima Philosophia", de Descartes.

 

http://www.academia.org.br/

Site oficial da Academia Brasileira de Letras. Trazinformações de sua história, dos imortais, eventos e muito mais. Destaque para Machado de Assis, apresentado por Lygia Fagundes Telles.

 

http://www.bu.edu/wcp/

"The paideia Project on-line". Site utilíssimo, onde podem ser encontrados muitos textos filosóficos de vários assuntos e tendências, entre os quais 900 textos do Vigésimo Congresso Mundial de Filosofia, realizado em Boston, 1998. Destaque para o texto "La Filosofía en Latinoamérica: Originalidad y Método", de Ricardo Vélez Rodríguez, da Universidade Gama Filho, RJ.

 

Leitura

Direita e Esquerda - Razões e significados de uma distinção política.Norberto Bobbio. Neste livro, Bobbio retoma a discussão da divisão dicotômica da política em direita e esquerda, defendendo a sua validade apesar dos crescentes discursos contrários. Nesta obra, o leitor poderá conhecer um pouco mais sobre as razões e critérios dessa díade. Destaque para a resposta do autor às críticas, acrescentada à edição de 1995. Editora Unesp.

 

 

 

Ética, Direito e Justiça. José Nedel. A Filosofia do Direito é fundamental para quem quer realmente entender os fundamentos do mundo jurídico. Nesta obra, José Nedel aborda as várias correntes doutrinárias a respeito do tema, demonstrando suas interações essenciais. Destaque para os cap. VI e VII, em que o autor apresenta o pensamento de alguns dos principais teóricos da Justiça, desde os mais antigos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, até os mais atuais, incluindo Enrique Dussel, latino-americano criador da Filosofia da Libertação. Editora EDIPUCRS - Coleção Filosofia - 74.

 

   

 

 

 

  • leiamais

Leia também outros artigos

Michel Foucault: um intelectual específico
AddThis Social Bookmark Button

Michel Foucault: um intelectual específico

 

Para Foucault, não podemos pensar o papel do intelectual separado de seu engajamento político, e, para demonstrar esta questão, ele vai apontar a diferença entre o intelectual universal e o intelectual específico, mostrando que o intelectual que atuava no plano do “universal” e do “exemplar” é

Leia mais...
A Tópica e o Positivismo Jurídico
AddThis Social Bookmark Button

A Tópica e o Positivismo Jurídico

A Tópica pode ser compreendida como a arte de argumentação mediante o uso de opiniões correntes na sociedade, com o fim de encontrar uma solução para um determinado problema. Tem sua origem desde Aristóteles, na Grécia Antiga, o qual distinguiu quatro tipos de discurso:

Leia mais...
Expediente
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

 

Revista Paradigmas

ISSN 1980-43442

novembro/2008

Leia mais...
Artefato Cultural - Manuel do coração
AddThis Social Bookmark Button

Artefato Cultural

 

Este e outros textos podem ser lidos em www.artefatocultural.com.br

Carta de Mário de Andrade para Manuel Bandeira

São Paulo, 18 de abril de 1925.

Leia mais...
Expediente 32
AddThis Social Bookmark Button

Expediente

Revista Paradigmas, uma publicação do CEFS – Centro de Estudos Filosóficos de Santos

ISSN 1980-43442

Edição 32

Ano VI - Maio/junho 2006

Leia mais...