Revista Paradigmas. Edição 01

Editorial


Em 1999, quatro alunos do último ano do curso de Filosofia da Unisantos, unidos ao Prof. José Sobreira Barros Jr, resolveram aprofundar seus estudos e ampliar o espaço para a discussão filosófica na sociedade da Baixada Santista. Surgiu, então, um grupo de estudos do Pós-Modernismo, agregando, também, interessados de outros cursos. O projeto evoluiu para a criação do Centro de Estudos Filosóficos de Santos – CEFS, fundado em 18 de março de 2000. Um mês depois, aprovou-se o Estatuto Social, elegendo-se, também, a Diretoria e o Conselho Fiscal, tornando-se um centro autônomo de pesquisa. O primeiro grande evento do CEFS foi o curso "Uma breve história da Filosofia antiga: do mito a Platão", prestigiado com a brilhante exposição inaugural do Prof. Doutor Marcelo Perine, Titular da PUC/SP, Doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tradutor de vários livros filosóficos e apresentador de televisão. As atividades do CEFS prosseguiram com a realização do curso "Introdução ao pensamento de Aristóteles", que contou com a participação especial da Profª Mestre Patrícia Del Nero Velasco, titulada pela PUC/SP, atualmente Doutoranda naquela Universidade. Encerrando o ano de 2000, o CEFS lançou o projeto Filosofia, Realidade & Arte, que busca congregar a Filosofia a outros elementos sociais importantes, como o cinema, o teatro, a música, entre outros, objetivando uma integração social ainda maior.

O processo foi árduo e o trabalho intenso. Se por um lado, barreiras tiveram de ser vencidas, por outro, a receptividade foi excelente, evidenciando que o ser humano, em todos os setores, ainda luta contra a massificação exploradora e alienante exercida pelos movimentos opressores.
Agora, cumprindo o propósito de expandir o campo de discussão filosófica e aprofundar a interação com toda a sociedade, o CEFS apresenta esta publicação – Paradigmas – que pretende não apenas divulgar suas atividades e as desenvolvidas por entidades semelhantes, mas precipuamente abrir espaço para a publicação das reflexões filosóficas de todos os interessados em construir uma sociedade mais justa e solidária.
Assim, começamos esta nova caminhada, contando sempre com a colaboração de todos e agradecendo àqueles que direta ou indiretamente contribuíram, sem poupar esforços, para a formação e desenvolvimento do CEFS, bem como para o lançamento deste informativo, o qual, chegando no primeiro bimestre do século XXI, momento histórico em que a ditadura da razão nascida desde o séc. XIX sucumbe fragorosamente diante da fome de milhões de seres humanos, dentre tantas outras misérias encontradas em cada rosto massificado, propõe a revisão dos paradigmas norteadores da sociedade contemporânea para que se possam romper os elos das correntes aniquiladoras do homem, propiciando-lhe a liberdade de ser.

AddThis Social Bookmark Button
  • leiamais